Em 1935 na cidade de Guariba, estado de São Paulo, nascia Zilá Garavello, que após o matrimonio passou a se chamar Zilá Escandura. Dona de casa simples, porém, com um grande olhar de caridade e amor ao próximo, atuava sozinha ou em projetos sociais de instituições já estabelecidas, com o propósito de auxiliar as pessoas das mais diversas formas: ajuda material, moral e muitas vezes familiar. Mesmo muito doente mantinha sua rotina de atividades, sendo referência na comunidade onde vivia e entre seus familiares.

Em 1992, faleceu depois muitos anos sofrendo de uma doença pulmonar crônica, deixando extremamente tristes todos os que antes podiam contar com seu amor e devoção.

As sementes de suas atividades ficaram guardadas no coração de seus familiares durante muitos anos, e em 2011 após uma reunião familiar surgiu a idéia de atuar com Responsabilidade Social de forma organizada, contando com o know how de seus fundadores como empresários, educadores, executivos e voluntários.

Decidimos atuar junto a crianças e adolescentes, com a utilização do Lazer e das Artes, no contraturno das atividades escolares, possibilitando vivencia saudável e coletiva, longe das ruas.

Em 2012, ano em que completa 20 anos da morte de Zilá Escandura, nasce oficialmente a ZELAR (Zila Escandura – Lazer, Arte e Responsabilidade Social), formada por familiares e amigos que desejam contribuir com a Sociedade levando como direcionador o exemplo simples e verdadeiro de trabalho, dedicação e respeito ao próximo.